Se você usa um sistema que envia mensagens por SMTP, é essencial entender o papel de cada parte envolvida.
Se ainda há dúvida sobre quem é responsável pela entrega das mensagens, a gente explica agora — de forma técnica, clara e sem rodeios.
Seu sistema de envio é um cliente SMTP. Isso significa que ele:
E só. O sistema não envia e-mail diretamente para os destinatários.
Quem faz isso é o servidor SMTP que você contratou.
É o provedor SMTP. É ele quem:
Se sua mensagem não chega, a falha pode estar em:
Mesmo que seu sistema esteja correto, seu domínio esteja com boa reputação e o servidor SMTP funcione bem, ainda existe um filtro final: o servidor de quem vai receber a mensagem.
Esses servidores de recebimento (como Gmail, Outlook, Yahoo e centenas de outros):
Sim, você leu certo: muitos servidores de recebimento optam por não enviar mensagem de erro ou rejeição, justamente para não dar ao remetente (que pode ser um spammer) a chance de entender e contornar o filtro.
Esse é o mundo real dos filtros de e-mail. Todos pagam o preço: o inocente, o malandro e o criminoso.
Se você acha que a culpa é do sistema de envio, faça o seguinte teste:
1. Configure o mesmo sistema com o SMTP de outro provedor.
2. Envie a mesma mensagem para o mesmo destinatário.
É lógica simples. É teste básico. Não é opinião.
Se o problema está no envio, você precisa falar com quem entrega: o seu provedor SMTP.
Se o problema está na reputação do domínio, você precisa falar com quem cuida do seu DNS e hospedagem.
Se o problema está nos filtros do servidor de recebimento, não tem milagre: ou você adapta sua mensagem, ou ela não vai chegar.
Agora, se você vem tirar satisfação com a empresa que forneceu o sistema de envio, só porque ela responde mais rápido, entenda que você está desperdiçando seu tempo.
Agora, se você está em dúvida sobre:
Pode haver, sim, elementos técnicos que são responsabilidade do fornecedor do sistema cliente de envio.
Nesse caso, entre em contato. Dentro do escopo do que é responsabilidade dele é muito provável que você seja bem atendido — como é seu direito como consumidor.
Assuma a parte que te cabe.
Se o sistema cliente de envio funciona, caso a entrega falha, o problema está na rota — e essa rota é feita por servidores que você contratou ou que estão do outro lado da linha.
Não adianta culpar o volante se a estrada estiver quebrada.