Tem muita gente faltando ou desmarcando atendimentos porque esqueceu do compromisso? Isso não é um problema raro de acontecer. Aqui neste tutorial vamos mostrar uma forma de você automatizar uma rotina de confirmação sem usar sistemas complicados, sem gastar muito em um sistema complexo, e sem ter que perder tempo aprendendo 1.000 funções que você não precisa neste momento.
A planilha deve ter, nesta ordem, os campos nome, email, whatsapp, dia. Depois você pode colocar quantos outros campos de controle quiser para facilitar sua gestão. Uma dica é clicar em qualquer célula da linha que tem os nomes das colunas e ativar a opção de filtro, como demonstrado na imagem. Dessa forma, será fácil filtrar, por exemplo, somente os registros para os quais você deve enviar as confirmações do dia.
Vamos utilizar para esta automação um sistema robô chamado Assistente Digital. Ele serve para você poder fornecer um conjunto de dados e depois automatizar tarefas em sistemas e sites, emulando cliques, digitação, abertura de arquivos etc., e é justamente isso o que queremos fazer. No site você pode baixar a versão de testes e a melhor parte vem agora: Já existe um script de exemplo pronto para uso, para esta função de confirmações de agendamento.
Ao abrir o sistema, baixe o script acessando o botão Baixar Scripts. O nome do script de exemplo é "Envio de confirmação de presença".
Para começar a automação, é só dar um duplo clique neste script:
Na planilha, você deve selecionar e copiar os dados dos contatos que irão receber as confirmações. Nesta ordem, devem ser os seguintes dados: nome, email, whatsapp, dia.
Ao abrir o script, uma tela semelhante à seguinte irá aparecer:
Na aba dados, basta colar as informações copiadas da planilha. Depois volte para a aba "Script". Você deve então informar no local indicado na figura abaixo (1) os dados da conta SMTP de email que irá usar para enviar as mensagens aos seus contatos. O Whatsapp para PC (baixe na Microsoft Store) também precisa estar instalado e logado na sua conta do Whatsapp.
Depois de definir os dados das mensagens que serão enviadas, é só clicar no botão Rodar (2):
O sistema vai enviar a mensagem de e-mail e Whatsapp para cada registro que estiver na aba Dados. Se estiver faltando o e-mail ou o Whatsapp no contato, não tem problema, pois apenas o canal de contato disponível (email ou whatsapp) será usado para o envio das confirmações.
A partir daí você deve receber os retornos dos clientes, e poderá então, manualmente, marcar na planilha os que confirmaram e cancelaram, mantendo o controle dos agendamentos. A parte mais maçante da tarefa, o script de automação vai fazer por você.
Dica: Note que você pode usar valores personalizados com o nome e dia, por exemplo, bastando colocar esses dados entre colchetes, como é demonstrado na mensagem de exemplo do script.